Gatonet: Anatel alerta que aparelhos de TV box podem estar infectados por malware

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) emitiu um alerta sobre os riscos de segurança cibernética associados aos aparelhos de TV Box não homologados, também conhecidos como "gatonet", que permitem o acesso a conteúdo pirata. Um estudo realizado pela agência identificou a presença de um software malicioso, o chamado malware, nos aparelhos InXPlus e TouroBox.

O malware identificado é o Bad Box 2.0, software que, segundo a Anatel, pode comprometer dados de usuários e a segurança das redes de telecomunicações, transformando os aparelhos em ferramentas que possibilitam crimes cibernéticos. O Brasil registrou 1,8 milhão de dispositivos infectados, sendo o País mais afetado, diz a agência.

A agência informa ainda que o malware pode ser usado por criminosos para: tentar acessar contas com credenciais roubadas; gerar cliques falsos em anúncios; usar o dispositivo para realizar ataques DDoS (Ataque Distribuído de Negação de Serviço); ou transformar redes domésticas em instrumentos para atividades ilícitas. A ameaça do Bad Box 2.0 é reconhecida mundialmente, com alertas emitidos pelo FBI. A orientação é para usar somente dispositivos homologados pela Anatel.


Imagem:

Fonte: https://odia.ig.com.br/brasil/2025/08/7111293-gatonet-anatel-alerta-que-aparelhos-de-tv-box-podem-estar-infectados-por-malware.html

Postar um comentário

0 Comentários